Posted in Destaque, Notícias
8 de Junho de 2020

Prova Solidária #5000 – Resultados Finais

O cancro é uma das principais prioridades da Comissão Europeia no domínio da saúde. As orientações políticas da Presidente Ursula von der Leyen referem-se a «um plano europeu de luta contra o cancro, a fim de apoiar os Estados-Membros na melhoria do controlo do cancro e da prestação de cuidados» para reduzir o sofrimento causado por esta doença e para que a Europa assuma a liderança na luta contra o cancro.

A carta de missão à comissária da Saúde, Stella KyriakidesVer, define os quatro pilares do Plano Europeu de luta contra o cancro:

  • prevenção;
  • diagnóstico precoce;
  • tratamento;
  • cuidados de acompanhamento.

Em 4 de fevereiro de 2020, a Comissão Europeia deu início à consulta pública sobre o plano (ainda não há resultados, pois a consulta encerrou a 21 de maio).

O cancro é uma das missões europeias de investigação e inovação e faz parte do quadro do Horizonte Europa, que começa em 2021 (A Comissão propõe um orçamento de 100 mil milhões de EUR para o Horizonte Europa).

Por cá, o Núcleo Regional Madeira da LPCC em parceria com o CIED Madeira organizou a Prova solidária 5000, nos dias 06 e 07 de junho, no âmbito da Semana Europeia contra o Cancro que decorre anualmente de 25 a 31 de maio.

O objetivo da Prova solidária 5000 de promover 48 horas de atividade física, nas modalidades, caminhada, corrida, natação e ciclismo (indoor, estrada ou btt), de maneira a alertar para a importância do exercício físico como forma de prevenção da doença, juntou 573 participantes e ultrapassou a objetivo inicial de atingir os 5000 kms coletivos (#5000), atingindo 9.020 kms.

Juntos somos mais fortes.

Pode consultar fotos do evento aqui.