Posted in Destaque, Notícias
10 de Março de 2020

Prémio Robert Schuman: convite à apresentação de textos originais sobre o futuro da Europa!

Na perspetiva das comemorações do 70.º aniversário da Declaração Schuman, que teve lugar a 9 de maio de 1950, e do lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa, o Centro Europeu Robert Schuman criou o Prémio Robert Schuman. Trata-se de um concurso para autores que podem enviar um contributo com os seus pontos de vista sobre o futuro da Europa. O primeiro prémio é galardoado com uma recompensa de 15 000 euros.

Este prémio é organizado pela «Maison Robert Schuman» em Scy-Chazelles, França, sob o patrocínio de Jean-Claude Juncker e de Oliver Paasch, entre outros.

Em 9 de maio de 2020, terá lugar na «Maison Robert Schuman», em Scy-Chazelles, na região de Metz, França, a celebração do 70.º aniversário da Declaração Schuman de 9 de maio de 1950. Tendo em vista esta comemoração, assim como o lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa, o Centro Europeu Robert Schuman lançou uma iniciativa arrojada e construtiva: o Prémio Robert Schuman.

O objetivo é convidar os cidadãos a contribuir para a reflexão sobre o futuro da Europa, através de textos que proponham um futuro ou novas ações para a União Europeia.

O Prémio Robert Schuman, aberto a participantes de qualquer nacionalidade, destinam-se a recompensar autores que apresentem um texto original de duas páginas e meia (em alemão, francês, inglês ou luxemburguês – as quatro línguas faladas por Robert Schuman), propondo e justificando uma etapa de progresso da União Europeia a partir de 2020.

Para além de ter de ser totalmente inédita, a produção deverá respeitar o formato da Declaração Schuman (ou seja, ter menos de 900 palavras) e ser enviada ao Centro Europeu Robert Schuman até 15 de março.

Os contributos serão examinados e avaliados até ao final de abril por um júri composto por personalidades do mundo político, académico e económico do espaço europeu.

A entrega do Prémio Robert Schuman ocorrerá em maio de 2020 durante a semana da Europa, na «Maison Robert Schuman», em Scy-Chazelles.

O vencedor do primeiro prémio receberá uma recompensa de 15 000 euros do departamento francês da Moselle. Os prémios seguintes serão oferecidos por diversos mecenas e fundações.

Os primeiros 100 textos classificados pelo júri serão publicados num livro coletivo disponibilizado à Conferência sobre o Futuro da Europa e transmitido às instituições europeias.

Mais informações:

Sítio Web Prémio Robert Schuman