Posted in Destaque, Notícias
13 de Novembro de 2019

Prémio Jan Amos Comenius

Foi lançado pela Direção-Geral da Educação, da Juventude, do Desporto e da Cultura da Comissão Europeia, o Prémio Jan Amos Comenius. O prémio irá recompensar as escolas secundárias que utilizem formas inspiradoras para ajudar os seus alunos a aprender sobre a União Europeia, dará reconhecimento e visibilidade a nível da UE ao trabalho relevante em cada Estado-Membro e destacará a importância de ensinar e aprender sobre a UE desde tenra idade e ainda, apresentará os métodos de ensino inovadores que envolvam ativamente os alunos na aprendizagem da UE e ajudará a difundir essas práticas. O prémio é dirigido a todas as escolas secundárias da UE, no total serão atribuídos 28 prémios de € 8.000 às escolas vencedoras, representando uma escola de cada Estado-Membro da UE.

As candidaturas foram lançadas a 6 de novembro e encerram a 6 de fevereiro de 2020, 17:00 (horário de Bruxelas) e tem como público-alvo as escolas secundárias que:

  • Ajudem os seus alunos, de forma inspiradora, a obter conhecimento e entendimento substanciais sobre a União Europeia: a sua história; os seus valores e os seus objetivos fundamentais; as suas ações e políticas; o funcionamento das suas instituições e os seus processos de tomada de decisão.
  • Convidem os seus alunos a refletir criticamente sobre o passado, presente e futuro da Europa, bem como sobre os benefícios e desafios da União Europeia.
  • Aumentem a motivação dos alunos para participar nos processos democráticos que moldam o futuro da União Europeia e o seu apego aos seus valores fundamentais.

Para consultar mais informações, regulamento e inscrição, clique aqui