Posted in Destaque, Notícias
14 de Setembro de 2021

Porto acolhe conferência sobre a avaliação da política de coesão da União Europeia

A Comissão Europeia organiza a 9.ª Conferência sobre a Avaliação da Política de Coesão da UE subordinada ao tema «Moldar transições com base em dados concretos» («Shaping Transitions with Evidence» no seu título em inglês), nos dias 16 e 17 de setembro, no Porto, Portugal, com a participação da comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira e os ministros do planeamento, Nelson de Souza, e da coesão territorial, Ana Abrunhosa.

A conferência, que se realiza a cada dois ou três anos, reunirá no centro de congressos da Alfândega do Porto decisores políticos dos Estados-Membros e das instituições da UE, académicos, peritos em avaliação e autoridades de gestão dos programas cofinanciados pela Política de Coesão da UE, sociedade civil e outras partes interessadas. Constituirá uma oportunidade para avaliar a importância de uma política baseada em dados concretos num mundo em rápida mutação, tendo em vista o lançamento da avaliação ex post dos investimentos da Política de Coesão para 2014-2020. O programa do evento está disponível aqui.

No final da conferência, na sexta-feira, às 12h30, será organizado um encontro da comissária Elisa Ferreira com a imprensa. Os jornalistas interessados em participar nesse encontro devem manifestar o seu interesse para o seguinte endereço eletrónico: daniel.rosario@ec.europa.eu

A avaliação é uma dimensão fundamental da Política de Coesão, uma vez que apoia a conceção e a execução de políticas com dados sólidos sobre os resultados e impactos das intervenções. Os temas a debater incluem a importância da avaliação para uma Política de Coesão orientada para o desempenho, bem como conclusões no domínio do clima e do ambiente e no domínio das tecnologias da informação e da comunicação.

A Política de Coesão da UE está orientada para todas as regiões e municípios da União Europeia, a fim de apoiar a criação de emprego, a competitividade das empresas, o crescimento económico, o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Esta política tem vindo a evoluir e a adaptar-se aos novos desafios, inspirada nas boas práticas dos Estados-Membros e nos esforços partilhados no sentido da convergência.

Com uma forte ênfase no desempenho, na responsabilização e na transparência dos seus investimentos, a Política de Coesão está na vanguarda das transições ecológica e digital da UE, que moldarão o processo de recuperação e o futuro da Europa nas próximas décadas. A crise da COVID-19 demonstrou, uma vez mais, o papel essencial da política de coesão para ajudar os Estados-Membros e as autoridades regionais a dar uma resposta rápida e flexível à crise sanitária e económica desencadeada pela pandemia, ajudando as regiões, as populações e os setores mais afetados. As avaliações realizadas pela Comissão Europeia e pelos Estados-Membros desempenham um papel crucial para garantir que os programas produzem resultados, sem deixar ninguém para trás.

Mais informações: Shaping Transitions with Evidence (Moldar transições com base em dados concretos) — Política regional — Comissão Europeia (europa.eu)