Posted in Destaque, Notícias
28 de Junho de 2021

Pacto Europeu para o Clima: dia europeu de ação do Pacto Climático acontece a 29 de junho

O evento que pretende assinalar o Dia do Pacto Europeu para o Clima terá lugar no dia 29 de junho de 2021, das 10h30 às 12h00, em Portugal, com a presença de António Vicente, Pedro Oliveira, Cláudia Domingues, Eunice, Sofia Grilo, Ana Raquel Sousa, Bruno Lisboa/João Kraeski e Maria das Dores Meira. Através desta iniciativa será possível conhecer como o Pacto Europeu para o Clima está a ajudar as pessoas em toda a Europa a agir em nome do nosso planeta e a mudar o nosso futuro.

Pouco antes do evento do Pacto Europeu para o Clima em Portugal, será possível aceder ao evento internacional da Comissão Europeia em formato online, das 8:15 às 10:00, com o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, sobre a importância da ação climática seja por parte dos cidadãos como das organizações e da UE.

O Pacto Europeu para o Clima encoraja todos a agir. Trata-se de um movimento de pessoas unidas em torno de uma causa comum, cada uma tomando medidas nos seus próprios mundos para construir uma Europa mais sustentável para todos. As organizações e os indivíduos podem assumir compromissos de ação climática, que podem ser pequenas escolhas sustentáveis ou grandes e arrojadas iniciativas. Falamos de mudanças práticas que têm impacto no nosso dia-a-dia, nos nossos países – desde a forma como produzimos, consumimos, movimentamos, aquecemos ou arrefecemos as nossas casas, até à forma como trabalhamos e vivemos.

O Pacto une estas promessas para mostrar como, coincidindo o poder de pequenas ações, todos podemos fazer a diferença para o nosso planeta. Cada compromisso contará também para uma tentativa global de estabelecer um recorde mundial do Guinness para o maior número de compromissos climáticos registados num mês – são necessários 141 000 compromissos entre junho e meados de julho para atingir esse objetivo.

Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia para o Acordo Verde Europeu, afirma: “A crise climática já afeta cada um de nós no nosso dia-a-dia. A boa notícia é que todos podemos ajudar a fazer algo pelo bem do planeta. Porque combater esta crise não se trata apenas de estabelecer metas, de alterar a legislação e fazer investimentos. Seis meses após o Pacto para o Clima, é verdadeiramente encorajador ver quantos embaixadores já se juntaram a esta causa e quantos compromissos já foram implementados. Eles são uma verdadeira inspiração para as pequenas e grandes mudanças que cada um de nós pode fazer. Juntos podemos ter um impacto enorme e, portanto, convido todos a juntarem-se a nós!”

 

Sobre o workshop em Portugal
No Pacto Europeu para o Clima em Portugal vai ser possível conhecer os embaixadores da iniciativa para o nosso país e perceber o que estão a fazer para ajudar a salvar o planeta. Vão ainda ser apresentados alguns compromissos climáticos e apresentar algumas ideias que servirão de inspiração aos embaixadores voluntários do Pacto – cidadãos e organizações que querem espalhar a palavra e impulsionar a ação climática. Cerca de 1 000 pessoas e organizações candidataram-se a embaixador e já trabalham a nível local, regional e nacional para incentivar os cidadãos a envolverem-se, a manterem os seus compromissos e a darem mais passos nesta iniciativa de ação climática.

Sobre os oradores
António Vicente – Representação da Comissão Europeia em Portugal
Pedro Oliveira – Coordenador da estratégia 4M da LIPOR
Cláudia Domingues – Country Communication Manager da IKEA Portugal
Eunice Maia – Fundadora da Loja Maria Granel
Sofia Grilo – Projecto Reboot (Embaixadora do Pacto)
Ana Raquel Sousa – Gestora de ID no CeiiA (Embaixadora do Pacto)
Bruno Lisboa e João Kraeski – Fundadores da iniciativa “Livre Para” (Embaixadores do Pacto)

Sobre o Desafio do Pacto do Clima da Juventude
Ainda no dia 29 de junho, no período da tarde, jovens entre os 15 e os 30 anos de idade de toda a União Europeia são convidados a participar no Desafio do Pacto para o Clima da Juventude. Esta é uma oportunidade para fazer a diferença na transição verde, conectando-se com os outros e cocriando ideias inovadoras de projetos de envolvimento dos jovens no domínio da ação climática.

Sobre o Pacto e o Acordo Verde Europeu
Lançado pela Comissão Europeia, o Pacto Climático (European Climate Pact | Climate Action (europa.eu) faz parte da European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu | Comissão Europeia (europa.eu) e está a ajudar a UE a cumprir o seu objetivo de ser o primeiro continente neutro em termos climáticos no mundo até 2050. O Green Deal visa tornar a economia da UE sustentável, transformando os desafios climáticos e ambientais em oportunidades, e tornando a transição justa e inclusiva para todos. Ao combinar a abordagem política do Green Deal e o apoio do Pacto Climático à ação individual, todos os níveis de governação e a população podem trabalhar em conjunto no sentido de limitar o nosso impacto sobre o clima.

 

Mais Informações sobre o evento global e agenda:
Sobre o evento: The Climate Pact Day of Action – Welcome (b2match.io)
Sobre a agenda: The Climate Pact Day of Action | Agenda (b2match.io)
Link para o evento nacional: https://zoom.us/j/99909006805

Para mais informações
ATREVIA (Consultora de Comunicação)