Posted in Destaque, Notícias
16 de Julho de 2021

Pacto Ecológico Europeu: Comissão propõe nova estratégia para proteger e recuperar florestas da UE

A Comissão Europeia adotou hoje a Nova Estratégia da UE para as Florestas 2030, uma iniciativa emblemática do Pacto Ecológico Europeu que se baseia na Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030.

A estratégia contribui para o pacote de medidas proposto para alcançar na UE reduções das emissões de gases com efeito de estufa de, pelo menos, 55 % até 2030 e a neutralidade climática em 2050. Também ajuda a UE a cumprir o seu compromisso de aumentar as remoções de carbono por sumidouros naturais, em conformidade com a Lei do Clima. Ao abordar conjuntamente os aspetos sociais, económicos e ambientais, a Estratégia para as Florestas visa garantir a multifuncionalidade das florestas da UE e destaca o papel central desempenhado pelos gestores florestais.

As florestas são um aliado essencial na luta contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. Funcionam como sumidouros de carbono e ajudam-nos a reduzir os impactos das alterações climáticas, por exemplo, arrefecendo as cidades, protegendo-nos de grandes inundações e reduzindo o impacto das secas. Infelizmente, as florestas europeias sofrem de muitas pressões diferentes, incluindo as alterações climáticas.

A Estratégia para as Florestas define uma visão e ações concretas para aumentar a quantidade e a qualidade das florestas na UE e reforçar a sua proteção, recuperação e resiliência.

Para mais informações, consulte o nosso material de imprensa: