25 de Outubro de 2019

Europa Criativa: Comissão abre caminho a um novo programa que permite aos artistas europeus trabalhar no estrangeiro

A Comissão testou com êxito um novo programa para promover a mobilidade dos artistas e dos profissionais da cultura. A iniciativa experimental i-Portunus, financiada através do programa Europa Criativa da UE, representa um resultado concreto da Nova Agenda Europeia para a Cultura adotada em 2018. Com um orçamento de 1 milhão de euros em 2019, o i-Portunus financiou 343 artistas e profissionais da cultura nas artes do espetáculo ou das artes visuais oriundos de 36 países, que puderam, assim, passar um período de 15 a 85 dias a trabalhar no estrangeiro.

Para serem elegíveis para apoio no âmbito do i-Portunus, os candidatos tinham de demonstrar um objetivo específico e bem definido, como, por exemplo, o estabelecimento de uma colaboração internacional ou o trabalho numa residência artística centrada na produção ou no desenvolvimento profissional no país de destino. Entre abril e setembro de 2019, foram recebidas mais de 3 200 candidaturas de artistas e profissionais da cultura.

As reações dos participantes e dos setores culturais têm sido muito positivas. O programa i-Portunus foi particularmente bem acolhido pelos jovens e os artistas emergentes. Uma conferência realizada em Bruxelas, em 15 e 16 de outubro, com o objetivo de debater formas de melhorar o programa, reuniu alguns dos artistas participantes, bem como importantes partes interessadas em representação de setores como a música, o teatro, a dança, os festivais e a literatura, e institutos culturais nacionais e internacionais, como a Fundação Europeia da Cultura. Os resultados dos debates serão tidos em conta nas recomendações que as partes interessadas apresentarão à Comissão no final do projeto.

Próximas etapas

Em 2020, a Comissão irá investir mais 1,5 milhões de EUR em duas experiências semelhantes. Os resultados e as recomendações de todos os programas levados a cabo permitirão definir uma ação de caráter permanente proposta para o próximo programa Europa Criativa 2021-2027.

Para mais informações:

i-Portunus

Vídeos de testemunhos

Programa Europa Criativa