Posted in Destaque, Notícias
19 de Março de 2021

Dia Digital 2021: Países da UE comprometem-se a realizar iniciativas digitais fundamentais para a Década Digital da Europa

Hoje, no Dia Digital de 2021 realizado em linha, os ministros que representam os Estados-Membros da UE assinaram três declarações para congregar esforços e recursos de forma a promover a conectividade internacional, incentivar a implantação de tecnologias digitais limpas e melhorar o ambiente regulamentar para as empresas em fase de arranque e em expansão.

Estes compromissos concretos ajudarão a acelerar a transformação ecológica e digital da Europa e contribuirão para a visão e os objetivos da Década Digital da Europa. Organizada pela Comissão e pela Presidência portuguesa do Conselho, a quarta edição do Dia Digital reúne deputados do Parlamento Europeu, ministros dos Estados-Membros, dirigentes de empresas do setor e várias outras partes interessadas. Os Estados-Membros participantes assumiram compromissos concretos em três domínios fundamentais, a saber, a conectividade, as empresas em fase de arranque e as tecnologias digitais limpas. Em especial, 27 países europeus assinaram a declaração sobre «As plataformas de dados europeias como elemento fundamental da Década Digital da UE», na qual se comprometeram a reforçar a conectividade entre a Europa e os seus parceiros em África, na Ásia, na Vizinhança Europeia e na América Latina. 25 países europeus assinaram a declaração sobre «Padrões da UE para Nações Startup», que visa garantir que todas as start-ups e scale-ups europeias beneficiam das melhores práticas adotadas por ecossistemas de sucesso. Por último, 26 países europeus assinaram a «Declaração sobre a Transição Verde e Digital da UE» para acelerar o uso de tecnologias digitais verdes em benefício do ambiente. Mais informações no comunicado de imprensa da Comissão e da Presidência portuguesa.