Posted in Destaque, Notícias
15 de Junho de 2021

Candidaturas abertas: i-Portunus – novo regime de mobilidade para artistas e profissionais da cultura

i-Portunus, um novo regime de mobilidade para artistas e profissionais da cultura, apoiado pelo programa Europa Criativa da UE, tem vindo a ser testado desde 2019, com resultados notáveis.

i-Portunus apela principalmente aos artistas mais jovens e emergentes que enviam candidaturas para mais de 10 vezes o financiamento disponível. Em 2019, foram apoiadas 337 pessoas e, até hoje, foram selecionadas mais 304 pessoas para receber uma pequena subvenção (no máximo de 3 000 euros) para se deslocarem ao estrangeiro para colaborar, coproduzir ou criar em conjunto com os seus pares ou para fins de desenvolvimento profissional.

Pela primeira vez, as casas i-Portunus oferecem aos organizadores ou organizações de acolhimento a oportunidade de se candidatarem com a sua seleção de artistas para trabalharem com eles. O financiamento será atribuído a cada um dos artistas e profissionais da cultura, mas através de organizadores ou organização de acolhimento. Esta nova ação irá permitir que os organizadores, que poderão não ter meios para atrair talentos internacionais, façam parte do regime de mobilidade. Tendo em conta os desafios da COVID-19, a mobilidade mista também está disponível.

Candidaturas abertas até ao próximo dia 30 de junho

O segundo convite a candidaturas será lançado no próximo dia 23 de agosto, e estará aberto até dia 3 de outubro

Candidate-se aqui

Perguntas podem ser enviadas para iportunus@mitost.org

 

Após este período de candidaturas, o i-Portunu irá tornar-se parte integrante do programa Europa Criativa destinado a apoiar, ligar, estimular e financiar a mobilidade dos artistas, criadores e profissionais da cultura.