Posted in Destaque
29 de Outubro de 2021

Web Summit 2021: Vice-presidente Jourová e comissárias Ferreira e Kyriakides em Lisboa

A Comissão Europeia participa novamente na Web Summit de que Lisboa é anfitriã, de 1 a 4 de novembro, com o objetivo de promover o Plano de Recuperação para a Europa.

Designado por ‘NextGenerationEU’, o Plano de Recuperação para a Europa prevê um investimento de 750 mil milhões de euros destinados a uma recuperação económica mais ecológica, mais digital e mais resiliente. A Comissão será representada pela vice-presidente Věra Jourová e pelas comissárias europeias Elisa Ferreira e Stella Kyriakides, cujas visitas a Lisboa incluem ainda vários eventos fora do certame. O stand NextGenEU, localizado no Pavilhão FIL 3 (E301), juntamente com as cinco masterclasses promovidas pela Comissão Europeia, dará a conhecer diferentes ferramentas de investimento e de apoio à inovação e empreendedorismo (detalhes infra). Material audiovisual vai estar disponível na EBS e pode acompanhar os vários momentos através das contas das redes sociais da Representação – Facebook e Twitter.

A vice-presidente Věra Jourová aproveita a sua visita a Lisboa de 2 a 3 de novembro para debater o papel do jornalismo, os riscos da desinformação e a proteção da democracia e do estado de direito num evento com a Mensagem de Lisboa, no dia 2 de novembro, pelas 18h15, no café A Brasileira. No dia 3 de novembro, às 17h00, a vice-presidente é a oradora principal da 2021 Francisco Lucas Pires Distinguished Lecture sobre “Ameaças à Democracia na Era Digital” na Católica Global School of Law. Esta palestra é aberta aos jornalistas sob registo prévio. A visita da vice-presidente inclui ainda um encontro com a Comissão de Assuntos Europeus e a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República para debater o mais recente relatório sobre estado de direito publicado em Julho e reuniões com Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Francisca Van Dunem, Ministra da Justiça, e Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Encontra-se também com Nicolau Santos, presidente da administração da Rádio Televisão Portuguesa. Durante o Web Summit, a vice-presidente vai encontrar-se com representantes de grandes tecnológicas para discutir temas como desinformação, publicidade política online, inteligência artificial e cibersegurança.

A visita a Lisboa da comissária Stella Kyriakides, de 3 a 4 de novembro, inclui um debate aberto ao público sobre “A União Europeia da Saúde: prevenir, cuidar e colaborar”, com a Ministra da Saúde, Marta Temido. O debate decorre na quarta-feira, dia 3 de novembro de 2021, entre as 12h00 e as 13h30, na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa em formato presencial, sendo necessário fazer inscrição prévia aqui. O evento, que é parte da Conferência sobre o futuro da Europa, também será transmitido nas redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal (Twitter e Facebook) e do Ministério da Saúde (Facebook SNS). Nessa manhã, a comissária e a ministra reúnem bilateralmente e depois visitam o Instituto Português de Oncologia (IPO) em Lisboa, destacando a importância da luta contra o cancro. No dia seguinte, 4 de novembro, a comissária visita a Fundação Champalimaud e participa no evento “Advanced Breast Cancer – Sixth International Consensus Conferenceno centro clinico Champalimaud.

Programa da Comissão Europeia na Web Summit, por ordem de participação:

Elisa Ferreira, Comissária europeia da Coesão e Reformas
Segunda-feira, 1 de novembro 10h00: Abertura do “Corporate Innovation Summit”

Věra Jourová, Vice-presidente dos Valores e Transparência
Terça-feira, 2 de novembro – 12h20-12h40: Building back better, com Stacey Plaskett, Câmara dos Representantes dos EUA e moderado por Matthew Kaminski, Chefe de redação do Politico
Terça-feira, 2 de novembro – 14h30-14h45: Conferência de imprensa

Stella Kyriakides, Comissária europeia da Saúde e Segurança dos Alimentos
Quarta-feira, 3 de novembro 16h05 – 16h25: Back to the future: Europe post-Covid, com Karen Tso, CNBC

Cinco masterclasses dedicadas a startups que incidem sobre cinco temas:
Terça-feira, 2 de novembro – 12h00: ‘EU support for startups and SMEs: All you need to know’
Quarta-feira, 3 de novembro – 10h00: ‘Innovative Europe and the EIC – its biggest deep-tech investor’
Quarta-feira, 3 de novembro – 11h00 ‘An introduction to the InvestEU programme’
Quarta-feira, 3 de novembro – 12h00 ‘Intellectual property protection for businesses’
Quinta-feira, 4 de novembro – 11h00 ‘Funding opportunities for SMEs under the EU Cohesion Policy’

stand NextGenEU, localizado no Pavilhão FIL 3 (E301), será animado por especialistas de várias direções-gerais disponíveis para uma interação próxima e para o esclarecimento sobre oportunidades de financiamento e de promoção à inovação e ao empreendedorismo, nomeadamente:

 Contexto:
A transição digital e a forte aposta na inovação são prioridades da Comissão Europeia e um pilar essencial no contexto atual e na recuperação pós-pandemia, em direção a uma União Europeia mais sustentável, mais digital, mais resiliente e socialmente justa. Em 9 de março de 2021, a Comissão apresentou os objetivos da Década Digital da Europa: uma visão e percurso para a transformação digital da Europa até 2030 com vista a capacitar as empresas e as pessoas num futuro digital centrado no ser humano, sustentável e mais próspero.