Viagem de Multiplicadores de informação a Bruxelas

O Centro de Informação Europe Direct Madeira, com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, realizou nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, uma Visita de Multiplicadores de Informação a Bruxelas.

A iniciativa reuniu uma comitiva composta por um total de 25 pessoas, onde se incluíram dirigentes associativos, jornalistas, professores, empresários e autarcas, que ao longo da visita tiveram a oportunidade de assistir a um conjunto de sessões informativas, sobre o funcionamento geral da União Europeia e das suas políticas.

No dia 27 de janeiro o grupo visitou o Edifício da Comissão Europeia, onde na parte da manhã, assistiu a uma apresentação sobre a “Arquitectura Institucional e processo de decisão política” da União Europeia proferida por Margarida Marques da Direção Geral de Comunicação, realizando em seguida uma visita aos estúdios de televisão e ao gabinete do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, esta última orientada por Leonor ribeiro da Silva, Porta-Voz do Presidente Barroso e Vice porta-voz da Comissão.

Foi ainda possível conhecer o funcionamento do serviço audiovisual da Comissão através da apresentação de Maddalena Monge e realizar uma visita à sala de imprensa do Edifício Berlaymont.

Na parte da tarde, o grupo deslocou-se ao Centro de Visitas da Comissão onde assistiu a duas comunicações, a primeira, “Abrir a Educação” dirigida por Ricardo Ferreira da Direção Geral da Educação e Cultura e a segunda, sobre o programa “Europa Criativa”, apresentada por Monica Urian de Sousa .

O dia terminou com a visita à Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), onde a comitiva foi recebida por Domingos Fezas VitalRepresentante Permanente COREPER II, Hélder Joana, Porta-voz da REPER e Quirino Mealha, ligado à Política Regional, Fundos Estruturais – Regiões Ultraperiféricas.

No dia 28 de janeiro, a comitiva realizou uma visita ao Parlamento Europeu, sendo recebida por António Vale, da Direcção-Geral de Comunicação que falou sobre a organização e funcionamento desta instituição e pelo Eurodeputado Nuno Teixeira que abordou a temática da “Política de Coesão para o período 2014-2020”.

A visita a Bruxelas terminou com uma ida ao Parlamentarium – Centro de Visitantes do Parlamento Europeu, onde o grupo teve a oportunidade de descobrir mais, através de um ambiente multimédia dinâmico e interactivo, sobre a instituição que representa os cidadãos Europeus.

Veja as fotos da iniciativa em: http://www.flickr.com/photos/europedirectmadeira/sets/72157640354923264/

You may also like...

Deixe uma resposta