0
Posted in União Europeia
11 de Dezembro de 2013

UE flexibiliza as regras de utilização de aparelhos eletrónicos nos aviões

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) atualizou as suas orientações em matéria de utilização de aparelhos eletrónicos portáteis a bordo (AEP), incluindo telefones inteligentes, tabletes e livros eletrónicos.

As orientações confirmam que estes aparelhos podem ser mantidos ligados em «modo de voo» (modo de não transmissão) durante toda a viagem (incluindo a rolagem, a descolagem e a aterragem) sem risco para a segurança. O Comissário europeu dos transportes, o Vice-Presidente Siim Kallas, pediu à AESA que acelerasse a sua avaliação da segurança da utilização de aparelhos eletrónicos a bordo em modo de transmissão, estando a publicação das novas orientações prevista para 2014.

As novas orientações

As novas orientações de segurança, hoje publicadas, referem-se aos aparelhos eletrónicos portáteis utilizados em modo de não transmissão, mais conhecido como «modo de voo». Permitem, pela primeira vez, a utilização de aparelhos eletrónicos pessoais em modo de voo em todas as fases do voo, desded a partida até à chegada.

Antes destas orientações todos os dispositivos eletrónicos tinham de estar completamente desligados durante a rolagem, a descolagem e a aterragem.

 Para mais informações: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-1218_pt.htm

Comments & Reviews