“Tu na Europa”

No âmbito da iniciativa “TU na EUROPA”, a Direção Regional de Juventude e Desporto e a Direção Regional de Educação através do Serviço Técnico de Atividades Ocupacionais promoveram ontem com a colaboração do Centro de Informação Europe Direct Madeira, no Centro de Juventude do Funchal, uma ação de sensibilização para cerca de trinta participantes com necessidades especiais, provenientes dos Centros de Atividades Ocupacionais da RAM.

A realização da iniciativa visou a inclusão destes utentes e a sua participação ativa no processo europeu, capacitando-os para exercer plenamente os seus direitos e deveres, em conformidade com a Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020 e do Plano de Ação para a Deficiência 2006-2015.

A ação que durou cerca de 2h30m foi composta por duas partes, na primeira abordou-se brevemente o processo de construção da União Europeia e a importância do Parlamento Europeu enquanto único órgão diretamente eleito da UE que representa os interesses dos cidadãos europeus. A poucos dias do ato eleitoral, procurou-se informar todos os participantes sobre os seus direitos e incentivar uma participação ativa nas eleições Europeias do próximo dia 25 de maio.

A segunda parte da sessão foi dedicada à realização de jogos didáticos sobre a União Europeia, nomeadamente, a construção de puzzles, jogos de cartas e ainda jogos e passatempos do sítio web da UE “Espaço dos mais novos”.

Todos os participantes desta iniciativa receberam a publicação “A Europa dá as mãos”, o mapa da UE, e material diverso sobre a Eleições Europeias 2014.

Para visulalizar o álbum completo desta iniciativa visite: https://www.flickr.com/photos/europedirectmadeira/sets/72157644269164098/

You may also like...

Deixar uma resposta