0
13 de Junho de 2013

Sistema «eCall» obrigatório nos veículos a partir de 2015

Para ajudar a atenuar as consequências de acidentes de viação graves em toda a UE, a Comissão Europeia adotou duas propostas que visam assegurar que, até outubro de 2015, os veículos automóveis chamarão automaticamente os serviços de emergência em caso de choque violento.

O sistema «eCall» liga automaticamente para o 112 — o número de emergência único europeu — em caso de acidente grave. Comunica a localização do veículo aos serviços de emergência, mesmo que o motorista esteja inconsciente ou incapaz de fazer uma chamada telefónica. Estima-se que esta medida poderá salvar até 2500 vidas por ano.

Este projeto legislativo garantirá que, a partir de outubro de 2015, todos os novos modelos de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros estarão equipados com o sistema eCall 112 e que estarão criadas as infraestruturas necessárias para a receção e o tratamento adequados das chamadas eCall nos centros de resposta a chamadas de emergência — assegurando a compatibilidade, a interoperabilidade e a continuidade do serviço eCall à escala da UE.

Para mais informações:

http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-534_pt.htm

https://ec.europa.eu/digital-agenda/en/ecall-time-saved-lives-saved

Comments & Reviews