Símbolos

A UE é identificada por uma série de símbolos, que contribuem para aumentar o sentimento de pertença e a consciência europeia dos cidadãos. Os símbolos, no seu conjunto, identificam a União Europeia enquanto entidade política, permitindo, também, promover a dimensão europeia no quotidiano dos cidadãos.

A Bandeira europeia: As doze estrelas dispostas em círculo simbolizam os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa.

O Hino europeu: A melodia utilizada como hino europeu é extraída da Nona Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823.

O Dia da Europa: As ideias que estão na base da UE foram pela primeira vez formuladas em 9 de Maio de 1950 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman. É por esta razão que este dia é comemorado anualmente como uma data fundamental para a UE.

O Lema da UE: «Unida na Diversidade». Esta divisa evoca a forma como os europeus se uniram e formaram a UE para trabalhar em conjunto pela paz e prosperidade, embora mantendo a diversidade de culturas, tradições e línguas do continente.

Fonte: Portal da Europa (http://europa.eu)
 

Para mais informações sobre os símbolos da UE

http://europa.eu/about-eu/basic-information/symbols/index_pt.htm

Deixar uma resposta