0
15 de Novembro de 2013

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Falamos da importância dos 3 «R» – encorajar os cidadão a Reduzir, Reutilizar e Reciclar – mas é o primeiro R o mais importante.

Nos próximos 7 dias, a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos porá no centro das atenções esse aspeto. O objetivo consiste em aumentar a sensibilização sobre a forma como podemos alterar os nossos hábitos na Europa e em impulsionar igualmente o debate sobre questões relacionadas com a eficiência e a economia circular.

O projeto, coordenado pela Associação dos Municípios e Regiões para a Reciclagem e a Gestão Sustentável dos Recursos (ACR+) e apoiada pelo programa Programa LIFE+ da UE, abrange atualmente 17 países, incluindo 3 países não membros da UE.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 16 a 24 de novembro, propõe novas formas de divulgar a mensagem da redução dos resíduos, da reutilização de produtos e da reciclagem de materiais. O objetivo consiste em desenvolver e testar instrumentos de comunicação destinados a administrações e associações, empresas, escolas e cidadãos. As atividades atingirão o seu máximo durante as jornadas temáticas da prevenção dos resíduos, que este ano serão centradas na reutilização, com atividades locais, como mercados de segunda mão, oficinas de reparação e bolsas de permuta.

Ligado à Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, será lançado um Dia da Limpeza, que terá lugar em 10 de maio e nos dias mais próximos de 2014. «Let’s Clean Up Europe» desafiará os voluntários a limpar resíduos nos seus bairros e nas praias. O objetivo consiste não apenas em limpar o lixo, mas também em gerar um debate sobre os resíduos e a forma como são geridos.

Para saber mais: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-1084_pt.htm

Comments & Reviews