Posted in Atividades, Notícias
18 de Setembro de 2020

Semana Europeia da Mobilidade – “Rota das Áreas Protegidas”

O tema, em 2020, da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE é «Emissões Zero, Mobilidade para todos». Este tema reflete os objetivos ambiciosos de um continente neutro em termos de emissões de carbono até 2050, conforme estipulado por Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, aquando da apresentação do Pacto Ecológico Europeu. “Emissões Zero, Mobilidade para todos” também pretende realçar a importância da acessibilidade a transportes com emissões zero e promover um quadro inclusivo que envolva todos nós.

Neste sentido, o Europe Direct Madeira, no dia 18 de setembro, fez-se à estrada, ao pedal, para unir os extremos da ilha, saindo pela manhã da Ponta de São Lourenço, no concelho de Machico, até alcançar a Ponta do Pargo, no concelho da Calheta. Percorrendo cerca de 100 km e passando pelas 3 áreas protegidas da costa sul da ilha, a Ponta de São Lourenço, a Área Protegida do Cabo Girão e a Área Protegida da Ponta do Pargo. Um percurso feito em 7 horas e 56 minutos.

Para além, do caráter da temática da Semana Europeia da Mobilidade, esta atividade pretende ressaltar, a Estratégia de Biodiversidade da UE, dando enfoque às áreas protegidas da costa sul da ilha. Devido à importância da consolidação das áreas protegidas, pois nos últimos anos, houve um aumento do número e da extensão de áreas protegidas a nível europeu, nomeadamente por via da extensão da Rede Natura 2000 (principal instrumento para a conservação da natureza na UE) e que, na Região tem acompanhado esta tendência, na defesa de espaços naturais de desenvolvimento regional, sendo que, dois terços do território estão identificados como área protegida, dotado em regimes de proteção e vigilância específicos.

Poderá consultar mais imagens da atividade aqui.