Semana Europeia da Mobilidade 2017

Desde 2013, o Centro Europe Direct Madeira tem procurado participar anualmente na celebração em prol da mobilidade. Este ano não poderia ser diferente e, como tal, em parceria com diversas entidades, para a edição de 2017 da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE, que acontece de 16 a 22 de setembro, o Europe Direct Madeira, pretende desenvolver três ações distintas, que foram registadas no portal oficial do evento em http://www.mobilityweek.eu/

Na primeira ação, intitulada “I Travessia da Ilha da Madeira em e-bike” pretende-se demonstrar as potencialidades das bicicletas elétricas, como alternativa às bicicletas tradicionais, face aos declives pronunciados que encontramos no relevo da Ilha da Madeira. Assim sendo no dia 17 de setembro, será realizada a primeira travessia da ilha em e-bike que terá uma extensão total de aproximadamente 120 Km, num declive médio que rondará os 6%. O desafio será realizado em menos de 24h, com recurso ao carregamento/substituição da bateria da bicicleta ao longo do trajecto que terá o acompanhamento de uma viatura de apoio.

Na segunda ação “Going eco: start moving!”, os recursos humanos do CIED Madeira e da Associação Insular de Geografia, irão efetuar as suas deslocações diárias casa-trabalho ao longo da Semana Europeia da Mobilidade de uma forma diferente e mais amiga do ambiente. Será utilizado o transporte público; a partilha do veículo, também conhecida como “car-pooling” (partilha do veículo e despesas de deslocação casa-trabalho, entre o condutor/proprietário do veículo e outro(s) passageiro(s); e a bicicleta elétrica.  Todas estas ações serão registadas no micro-site alusivo à celebração da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2017, contabilizando-se o total de quilómetros em que automóvel particular não foi usado e, consequentemente, a poupança de combustível que essa não-utilização representou para os seus proprietários, bem como, as emissões de CO2 que não foram emitidas para a atmosfera, graças a esta mudança de comportamento.

A última ação irá centrar-se na realização de um programa de rádio na Antena 1 Madeira onde pretende-se apresentar os resultados das 3 iniciativas. As experiências levadas a cabo pelos participantes neste projeto serão o mote para uma discussão mais alargada em torno do tema da mobilidade sustentável, com particular enfoque em torno da utilização das bicicletas em uso urbano, das suas potencialidades e limitações, perspetivas de crescimento, segurança dos ciclistas e seus equipamentos e, não menos importante, as possibilidades que a eletrificação das bicicletas representam em termos reais, para um território com características orográficas muito particulares.

Para mais informações sobre a Semana Europeia da Mobilidade e sobre as iniciativas poderão ser consultadas em:

https://europedirectmadeira.wixsite.com/sem2017

You may also like...