0
Posted in União Europeia
31 de Janeiro de 2014

Segurança da aviação: Primeiro passo no sentido do abrandamento das restrições de líquidos nos aeroportos da UE

A partir de 31 de janeiro de 2014 será dado um primeiro passo no sentido do abrandamento das restrições atuais de líquidos nos aeroportos da UE. A maioria dos passageiros que viajam não se darão conta de nenhuma alteração, mas, na realidade, os aeroportos serão obrigados a rastrear  certos líquidos em postos de controlo de segurança de passageiros.

Este primeiro passo visa deliberadamente um número muito limitado de líquidos de modo a minimizar quaisquer eventuais perturbações. Para os passageiros, a alteração diz respeito aos líquidos adquiridos com isenção de direitos nos aeroportos fora da UE, ou a bordo, nas transportadoras aéreas de países terceiros. Esta alteração melhora a segurança e a torna-a mais fácil e mais simples.

Este é um passo muito importante no sentido da eliminação de todas as restrições de líquidos no futuro e reforça a nível de segurança, uma vez que é o início de um rastreio sistemático dos líquidos na UE. Se esta primeira fase for bem sucedida, então, com base na experiência adquirida, mais líquidos poderão ser elegíveis para o rastreio, com vista a pôr fim a todas as restrições de líquidos até 2016.

Comments & Reviews