Posted in Destaque
29 de Outubro de 2021

Saúde na União Europeia: comissária europeia e ministra em debate com cidadãos em Lisboa

Na quarta-feira, dia 3 de novembro de 2021, entre as 12h00 e as 13h30, a comissária Europeia da Saúde, Stella Kyriakides, e a ministra da Saúde, Marta Temido, participam no debate aberto ao público “A União Europeia da Saúde“.

A União Europeia da Saúde: prevenir, cuidar e colaborar” é um debate organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com o Ministério da Saúde e a Faculdade de Medicina de Lisboa. Este evento acontece no âmbito da visita da comissária a Lisboa de 2 a 4 de novembro (mais informações).

O debate tem lugar na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa, em formato presencial, sendo necessário fazer inscrição prévia aqui. O evento será também transmitido nas redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal (Twitter e Facebook) e do Ministério da Saúde  (Facebook SNS). Este evento faz parte daConferência sobre o futuro da Europa, cujo objetivo é permitir aos cidadãos europeus partilharem as suas ideias e ajudarem a definir o nosso futuro comum e abordará temáticas relacionadas com o futuro da saúde na União Europeia.

Antes da visita a Lisboa, a comissária Stella Kyriakides afirmou: «A Estratégia de Vacinação da UE constitui um excelente exemplo do poder e da eficácia da colaboração europeia e da solidariedade em ação. Em Portugal, mais de 90 % da população adulta está agora totalmente vacinada, o que é verdadeiramente impressionante e um enorme sucesso. A campanha de vacinação de Portugal demonstrou o efeito das vacinas na redução da taxa de infeções por COVID-19 e as hospitalizações diminuíram — este é um exemplo a seguir. No entanto, o inverno está a aproximar-se, outros vírus respiratórios estão a ressurgir e a pandemia está longe de terminar. É também crucial que continuemos a abordar o impacto da COVID-19 noutros grandes desafios em matéria de saúde, incluindo o cancro, em que serão tomadas medidas decisivas e ambiciosas através do Plano Europeu de Luta contra o Cancro.»

Desde o início da pandemia de Covid-19, a União Europeia (UE) tem vindo a assumir um importante papel de coordenação no apoio aos sistemas de saúde nacionais. A UE ajudou a assegurar o abastecimento de equipamentos médicos, coordenou o financiamento a nível mundial da investigação da vacina contra a Covid-19 permitindo o desenvolvimento de vacinas num tempo recorde, implementou a Estratégia Europeia de Vacinação e lançou o certificado digital permitindo uma abertura das fronteiras e uma recuperação económica mais rápidas.

Tirando as lições da pandemia, a Comissão europeia decidiu propor soluções a longo prazo através da criação da União Europeia da Saúde.  Quais são os seus objetivos? Qual será no futuro o papel do HERA no domínio biomédico? Quais serão as competências alargadas da Agencia Europeia do Medicamento? Como é que o Plano de Recuperação e Resiliência e o novo quadro comunitário plurianual vão apoiar o SNS? O que prevê o Plano Europeu de luta contra o cancro? Estas são algumas das perguntas às quais o debate tentará responder.

Mais informações:

Estratégia Europeia de saúde

UE pela Saúde 2021-2027

Plano Europeu de luta contra o cancro

Estratégia europeia de vacinas contra a COVID-19