Reutilizar a água na Europa — o que acha desta ideia?

Reutilizar a água ainda não é uma prática muito comum na Europa. A maior parte da água das estações de tratamento de águas residuais urbanas é simplesmente despejada nos rios e nos lagos.

O aumento da reutilização dessa água poderia ajudar-nos a resolver o problema crescente da escassez de água e da seca, reduzindo simultaneamente os riscos de contaminação das águas residuais e reduzindo os custos do seu tratamento. A reutilização da água tem também menor impacto ambiental do que obtê-la a partir de outras fontes, como a transferência de água inter-regional ou a dessalinização.

Apesar destas vantagens e do seu grande potencial, o nível de reutilização da água ainda é muito reduzido, por vários motivos:

  • Inexistência de normas ambientais/sanitárias da UE para a reutilização da água

  • Potenciais obstáculos à livre circulação dos produtos agrícolas irrigados com água reutilizada

  • Tarifação e modelos de negócio inadequados

  • Pouca sensibilização dos interessados para os benefícios da reutilização da água

  • Falta de aceitação pela opinião pública

  • Obstáculos técnicos existentes e incertezas científicas

A Comissão Europeia lançou recentemente uma consulta pública sobre uma série de medidas da UE destinadas a promover a reutilização das águas residuais tratadas.

O objetivo é conhecer o que pensam os cidadãos, as partes interessadas, as empresas, as ONG e as autoridades públicas quanto ao potencial da reutilização da água e aos obstáculos existentes e saber igualmente, que tipo de medidas regulamentares ou não-regulamentares da UE seriam eficazes para responder a estas preocupações, aumentando a aceitação da reutilização segura da água em toda a UE.

Participe até 7 de novembro em: http://ec.europa.eu/yourvoice/ipm/forms/dispatch

Para mais informações: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-904_pt.htm

You may also like...

Deixe uma resposta