Posted in Destaque, Notícias
25 de Março de 2021

Plano de Investimento para a Europa apoia melhores serviços de abastecimento de água e gestão de águas residuais no norte de Portugal

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai disponibilizar um máximo de 28,2 milhões de euros de financiamento para apoiar os investimentos de otimização da distribuição de água da empresa Águas do Interior — Norte (AdIN), uma empresa que presta exclusivamente serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais a oito municípios do Norte de Portugal.

Graças a este apoio da UE, a AdIN poderá realizar o seu programa de investimento quinquenal destinado a melhorar o abastecimento de água e os serviços de gestão de águas residuais para cerca de 95 000 munícipes de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real.  O projeto é apoiado por uma garantia do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o principal pilar do Plano de Investimento para a Europa. Tal inclui a reabilitação, por parte da empresa, dos sistemas de abastecimento de água a fim de reduzir as perdas de água, bem como a modernização e racionalização dos sistemas de recolha e tratamento de águas residuais, a fim de cumprir os requisitos ambientais regionais e da UE. De um modo geral, o investimento ajudará a reduzir a poluição e contribuirá para aumentar a resiliência face aos riscos relacionados com o clima. Paolo Gentiloni, comissário da Economia, declarou: «Este acordo entre o BEI e a Águas do Interior — Norte, apoiado pelo Plano de Investimento para a Europa, contribuirá para melhorar o abastecimento de água e os serviços de gestão de águas residuais em benefício de cerca de 95 000 pessoas no Norte de Portugal. Trata-se de um importante contributo da União Europeia para salvaguardar os recursos hídricos de Portugal, o que é especialmente importante no contexto do aumento dos riscos relacionados com o clima.» Plano de Investimento para a Europa mobilizou até agora 546 mil milhões de euros de investimento em toda a UE, dos quais 14 mil milhões de euros em Portugal. Mais informações no comunicado de imprensa.