0
Posted in União Europeia
20 de Novembro de 2013

Parlamento Europeu aprova programa «Europa Criativa»

A cultura, o cinema, a televisão, a música, a literatura, as artes do espetáculo, o património e outros domínios conexos na Europa irão beneficiar de maior apoio no quadro do novo programa da Comissão Europeia «Europa Criativa», que foi aprovado pelo Parlamento Europeu.

Dotado de um orçamento de 1,46 mil milhões de euros para os próximos sete anos — mais 9 % do que os níveis atuais — o programa virá dar um impulso aos setores cultural e criativo, que representam uma importante fonte de emprego e de crescimento.

O programa «Europa Criativa» financiará, pelo menos, 250 000 artistas e profissionais da cultura, 2 000 cinemas, 800 filmes e 4 500 traduções de livros. Irá igualmente lançar um novo mecanismo de garantia financeira que permitirá às pequenas empresas culturais e criativas obter até 750 milhões de euros em empréstimos bancários.

O programa «Europa Criativa» baseia-se na experiência e no êxito dos programas «Cultura» e «MEDIA», que apoiaram os setores cultural e audiovisual durante mais de 20 anos.

O novo programa inclui um subprograma «Cultura», para apoiar as artes do espetáculo e as artes plásticas, o património e outros domínios, bem como um subprograma «MEDIA», que disponibilizará fundos para o cinema e o setor audiovisual.

Uma nova vertente intersetorial apoiará a cooperação política, as medidas transversais e o novo mecanismo de garantia financeira, que estará operacional a partir de 2016.

Para mais informações:

 http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-1114_pt.htm

http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-13-1009_pt.htm

Comments & Reviews