0
20 de Novembro de 2013

Novo programa «Erasmus+» aprovado pelo Parlamento Europeu

O «Erasmus+», o novo programa da UE no domínio da educação, da formação, da juventude e do desporto, que deverá ter início em janeiro, foi aprovado pelo Parlamento Europeu.

Destinado a reforçar o desenvolvimento de competências, da empregabilidade e a apoiar a modernização dos sistemas de educação, formação e de apoio à juventude, o programa, com a duração de sete anos, terá um orçamento de 14,7 mil milhões de euros — 40 % superior aos níveis atuais.

Mais de 4 milhões de pessoas beneficiarão de apoio para estudar, receber formação, trabalhar ou fazer voluntariado no estrangeiro, incluindo 2 milhões de estudantes do ensino superior, 650 000 alunos e aprendizes de cursos de formação profissional, bem como mais de 500 000 participantes em programas de intercâmbio de jovens ou de voluntariado no estrangeiro.

Os estudantes que planeiam um curso completo de mestrado no estrangeiro, para o qual as bolsas ou os empréstimos estão raramente disponíveis, beneficiarão de um novo mecanismo de garantia de empréstimos, gerido pelo Fundo Europeu de Investimento.

O programa «Erasmus+» disponibilizará igualmente financiamento para os profissionais dos setores da educação, da formação e da juventude, e para parcerias entre estabelecimentos do ensino superior, escolas, empresas e organizações sem fins lucrativos.

Para mais informações:

 http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-1110_pt.htm

http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-13-1008_pt.htm

Comments & Reviews