Posted in Notícias
3 de Agosto de 2018

Lisboa finalista do Prémio iCapital

Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação anunciou recentemente as cidades finalistas da edição deste ano do Prémio Capital Europeia da Inovação: Aarhus, Antuérpia, Atenas, Bristol, Gotemburgo, Hamburgo, Leuven, Lisboa, Madrid, Toulouse, Umeå e Viena.

As finalistas apresentarão as suas estratégias de inovação na sessão «iCapital Stories» durante a semana europeia das regiões e cidades, em Bruxelas, a 10 de outubro.

A capital vencedora será anunciada na Web Summit em Lisboa, a 6 de novembro, pelo Comissário Carlos Moedas, responsável europeu pelo Programa Horizonte 2020, o atual programa de investigação e inovação.

Trata-se de um prémio monetário anual para a cidade europeia que melhor demonstre a sua capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos. São, nomeadamente, de cidades que contribuem para ecossistemas de investigação dinâmicos e abertos, envolvem os cidadãos no processo de governação e tomada de decisões e utilizam a inovação para melhorar a sua resistência e sustentabilidade.

O primeiro prémio tem um valor de 1 milhão de euros, recebendo as cinco finalistas 100 mil euros cada. O prémio distingue também algumas cidades finalistas especialmente reconhecidas pelo seu esforço para promover a inovação.

Podem candidatar-se ao Prémio iCapital cidades com mais de 100 000 habitantes localizadas num Estado‑Membro da UE ou país associado no âmbito do Programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE. Os concorrentes são avaliados sobre a forma como executam as suas soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Estas soluções podem estar concluídas ou em curso mas têm de ser implementadas no ano anterior à abertura do concurso ou no próprio ano do concurso.

Mais informações disponíveis neste sítio Web.