Lançamento da Aliança Europeia para a Aprendizagem

Foi lançada hoje a “Aliança Europeia para a Aprendizagem”, uma iniciativa que pretende ajudar a combater o desemprego juvenil, ao melhorar a qualidade e a oferta de aprendizagens em toda a UE, através de uma ampla parceria entre intervenientes estratégicos nas áreas do emprego e da educação. Visa igualmente uma mudança de atitudes no que respeita às aprendizagens, ao mesmo tempo que identificará os modelos de maior sucesso na UE e aplicará soluções adequadas a cada Estado-Membro.

O apoio à Aliança está consubstanciado na primeira declaração conjunta assinada pela Comissão Europeia, a Presidência do Conselho de Ministros da UE e as organizações de parceiros sociais a nível europeu (a Confederação Europeia dos Sindicatos – CES, BusinessEurope, Centro Europeu dos Empregadores e Empresas que fornecem Serviços Públicos – CEEP Associação Europeia do Artesanato das Pequenas e Médias Empresas – UAPME). A Aliança promove medidas a apoiar pelo Fundo Social Europeu, a Iniciativa para o Emprego dos Jovens e o novo programa Erasmus+, no domínio da educação, formação e juventude.

A Aliança apoiará as reformas nacionais que visam estabelecer novos regimes de aprendizagem ou reforçar os existentes. A Comissão convida todos os parceiros potenciais a aderir à Aliança: autoridades públicas, empresas, sindicatos, câmaras de comércio, prestadores de educação e formação profissionais, representantes da juventude e serviços de emprego. Insta-os a assumir compromissos firmes no sentido de impulsionar o financiamento público e privado de regimes de aprendizagem.

Para mais informações:

Aliança Europeia para a Aprendizagem: http://ec.europa.eu/apprenticeships-alliance

http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-634_pt.htm

You may also like...

Deixe uma resposta