Posted in Destaque, Notícias
11 de Maio de 2020

Iniciativa 24 horas a pedalar – #cycling4EU

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, O Europe Direct Madeira criou a iniciativa 24 horas a pedalar – #cycling4EU.

Durante o dia 9 de maio, estivemos em direto (via Facebook), pedalando (em estafeta) sem interrupção durante 24 horas. Convidámos cidadãos a se juntar a nós, a qualquer hora do dia e a pedalar quanto tempo quisesse. Para isso, bastava pedalar connosco em casa (preferencialmente), ou no seu passeio de bicicleta na estrada ou em BTT.

Os objetivos desta iniciativa foram: celebrar o Dia da Europa e refletirmos sobre o projeto europeu e tudo o que já alcançamos nos últimos 70 anos, juntando vontades e cidadãos com diferentes características em torno de objetivos comuns. Também através do desporto, com esta iniciativa, pedalamos em prol de uma Europa mais coesa, mais segura, mais resiliente para enfrentar estas e outras adversidades que possam surgir. Incentivar a prática desportiva, inspirando-se numa iniciativa que vem desde 2015, a “Be Active Campaign” (integrada na Semana Europeia do Desporto), a Comissão Europeia lançou, sob o lema #BeActiveAtHome, uma nova campanha nas redes sociais que visa motivar quem se encontre confinado em casa a manter-se ativo. E, por fim, pedalar a distância de 2670 km e porquê alcançarmos a distância de 2670 Km em bicicleta? Muito simples: é a distância (em linha reta) entre a sede do Centro de Informação Europe Direct Madeira e o edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia, em Bruxelas.

Os participantes foram convidados ao longo da iniciativa a enviar fotos ou vídeos da sua atividade para a página Facebook criada para o evento e também juntar o seu comentário ou sugestão sobre o projeto europeu que celebra 70 anos da Declaração de Robert Schuman.

Às 23:59 do dia 9 de maio, a iniciativa juntou 71 participantes de 3 Estados-Membros da União Europeia (Portugal, Espanha e Itália) que, em apenas 24 horas, pedalaram um total de 1567 km. Juntos neste dia mostramos o quanto podemos fazer a diferença quando unimos esforços.

Pode consultar as imagens do evento aqui.