Financiamento adicional para as PME

As pequenas e médias empresas (PME) na Europa terão brevemente acesso a 25 mil milhões de euros de financiamento adicional, em resultado de um acordo assinado entre a Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento (FEI).

O acordo abre caminho ao financiamento por empréstimo e de capital próprio ao abrigo do Programa da UE para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas (COSME), a partir do final de 2014.

Após a assinatura do acordo, o FEI lançará um convite à manifestação de interesse, ao qual as instituições financeiras elegíveis (bancos, instituições de garantia, fundos, etc.) possam candidatar-se. Após cumpridas as exaustivas e devidas diligências, o FEI selecionará os intermediários financeiros, que podem, então, disponibilizar o novo financiamento às PME europeias em todos os setores.

O COSME irá operar através de garantias de financiamento para os bancos, a fim de os ajudar a conceder mais empréstimos e locações financeiras às PME.

O impacto é substancial, dado que, devido ao efeito de alavancagem do programa COSME, um euro investido numa garantia de empréstimo possibilita até 30 euros de financiamento às PME. Estas garantias servirão normalmente para ajudar muitas PME que, de outra forma, poderiam não obter financiamento devido à falta de garantias suficientes.

Para mais informações: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-851_pt.htm

You may also like...

Deixe uma resposta