Roaming chega ao fim na UE a 15 de junho!

A União Europeia põe fim às tarifas de itinerância (roaming) para todos os viajantes na UE a partir de 15 de junho de 2017!

Uma das maiores histórias de sucesso da Europa tem sido a eliminação das tarifas adicionais aplicadas a viajantes que fazem chamadas, enviam mensagens de texto ou navegam na Internet nos seus dispositivos móveis quando se encontram no estrangeiro.

Uma vez que os contratos de serviços móveis e os pacotes de dados oferecidos na União Europeia variam significativamente entre os Estados-Membros, a Comissão Europeia estabeleceu salvaguardas para que o roaming a preços domésticos seja aplicável a todos, bem como para evitar efeitos secundários prejudiciais nos mercados nacionais.

Há cerca de dez anos que a Comissão trabalha no sentido de reduzir as sobretaxas que os operadores de telecomunicações impõem aos clientes cada vez que estes transpõem uma fronteira e utilizam o seu dispositivo móvel. Desde 2007, as tarifas de roaming diminuíram mais de 90%.

Em 2015, com base numa proposta da Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a acordo no sentido de pôr termo às tarifas de roaming para as pessoas que viajam periodicamente na UE.

O mecanismo de «roaming como em casa», de acordo com o qual os clientes pagam tarifas nacionais, independentemente do local em que viajam na UE, torna-se assim uma realidade para todos os viajantes europeus!

Para mais informações:

Fim das tarifas de itinerância para os viajantes na UE em 2017 (Perguntas e respostas)

Página oficial do Roaming

You may also like...