Posted in Destaque, Notícias
13 de Setembro de 2021

Eurobarómetro: otimismo quanto ao futuro da UE atinge nível mais elevado desde 2009 e portugueses são os que mais confiam na União Europeia

A Comissão publicou os resultados do inquérito Eurobarómetro Standard realizado em junho-julho de 2021. O relatório revela que o otimismo em relação ao futuro da UE atingiu o seu nível mais elevado desde 2009, com 66 % dos inquiridos a declararem-se otimistas quanto ao futuro da União, o que representa um aumento de 6 % desde o verão de 2020. Os portugueses estão em terceiro lugar, com 76 % de otimistas entre os respondentes.

A confiança na UE manteve-se estável nos últimos meses e continua no seu ponto mais alto desde 2008, com 45 % dos inquiridos a dizer que têm uma imagem positiva da UE, em comparação com 38 %, com uma imagem neutra, e 16 %, com uma imagem negativa. Entre os portugueses, estas percentagens são de 62 % (um valor elevado, mas que registou uma quebra de 14 pontos percentuais desde o último inquérito), 29 % e 8 %. Quando questionados sobre as suas principais preocupações a nível da UE, os inquiridos colocaram a economia em primeiro lugar (27 % das respostas), seguindo-se o ambiente e as alterações climáticas, empatados com as migrações (25 %) e o estado das finanças públicas e da saúde dos Estados-Membros (ambos com 22 %). A saúde, como preocupação a nível da UE, diminuiu 16 pontos percentuais desde o inverno de 2020-2021, altura em que se situava nos 38 %. Paralelamente, a satisfação com as medidas tomadas pela UE para combater a pandemia de COVID-19 aumentou significativamente desde o inverno passado. 51 % das pessoas inquiridas estão satisfeitas (um aumento de 8 pontos percentuais) contra 41 % que estão insatisfeitas. Quase dois terços confiam na UE para tomar as decisões certas sobre a pandemia no futuro. Esta é a opinião maioritária em todos os Estados-Membros da UE. Mais informações no comunicado de imprensa.