0
Posted in União Europeia
9 de Setembro de 2013

Emprego: aumento das oportunidades de emprego no setor da saúde

Observatório Europeu das Ofertas de Emprego confirmou no seu último boletim, o aumento da procura de mão de obra no setor da saúde. O emprego no setor da saúde da UE aumentou quase 2 % por ano, entre 2008 e 2012. Tal resulta simultaneamente dos efeitos do envelhecimento da população, do progresso tecnológico e da melhoria dos tratamentos, das expectativas dos cidadãos em relação a serviços de melhor qualidade e da importância dada aos cuidados de saúde preventivos. Em 2012, quase um milhão de pessoas foram contratadas para trabalhar no setor da saúde.

No entanto, o Observatório Europeu das Ofertas de Emprego confirma uma redução geral da procura no mercado de trabalho da UE, registando-se menos 6 % de ofertas de emprego no quarto trimestre de 2012, em comparação com o último trimestre de 2011. O número de pessoas contratadas baixou no quarto trimestre de 2012 na maioria dos principais grupos profissionais e diminuiu para as profissões intelectuais e científicas, pela primeira vez, a partir do segundo trimestre de 2010 (cerca de 5 %).

As profissões com o maior aumento de trabalhadores, a seguir aos assistentes sociais da saúde, foram os programadores e analistas de aplicações informáticas, os secretários de administração e especializados, os supervisores das indústrias extrativas, das indústrias transformadoras e da construção, e os educadores de infância e professores do primeiro ciclo.

Para saber mais: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-821_pt.htm

Comments & Reviews