Posted in Notícias
3 de Setembro de 2018

Discurso sobre o Estado da União 2018

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, proferirá o habitual discurso sobre o estado da União no Parlamento Europeu no próximo dia 12 de setembro.

No discurso do ano passado, o Presidente expôs a sua visão da forma como a União Europeia poderá evoluir até 2025. O discurso foi acompanhado de iniciativas concretas em domínios como o comércio, o escrutínio do investimento, a cibersegurança, a indústria e os dados.

O discurso deste ano inscreve-se na perspetiva das eleições europeias de 2019 e no contexto do debate em curso sobre o futuro da União Europeia a 27, sendo mais uma vez acompanhado de novas propostas, passando imediatamente das palavras aos atos.

Todos os anos, o discurso sobre o Estado da União inclui um balanço das realizações do ano anterior e apresenta as prioridades para o ano seguinte. Nele se delineia igualmente a forma como a Comissão tenciona enfrentar os desafios mais prementes que se colocam à União Europeia. Segue-se-lhe um debate em sessão plenária, que assinala o início do diálogo com o Parlamento Europeu e o Conselho, tendo em vista a elaboração do programa de trabalho da Comissão para o ano seguinte.

O discurso será transmitido aqui, via Facebook LIVE, numa versão mais documentada (com gráficos, diagramas e outras imagens).

O discurso será igualmente transmitido em 23 línguas diferentes no site específico: http://ec.europa.eu/soteu2018