Posted in Notícias
27 de Outubro de 2015

Consulta Pública sobre Cidadania Europeia

A Comissão Europeia convida os cidadãos de toda a União Europeia a ajudarem a definir a agenda política dos próximos anos e a moldar o futuro da Europa, através de uma consulta pública da União Europeia sobre os direitos dos cidadãos.

Ser cidadão europeu dá-nos um certo número de direitos fundamentais, como o direito de circular livremente e de residir em qualquer parte na UE e o direito a votar e a apresentar-se como candidato nas eleições europeias e nas eleições autárquicas noutro Estado-Membro onde resida, nas mesmas condições que os nacionais desse país. A cidadania europeia também nos garante que não podemos ser discriminados em razão da sua nacionalidade.

A Comissão Europeia gostaria de conhecer a sua opinião sobre o modo como esses direitos podem ser reforçados. Esta é a sua oportunidade de fazer ouvir a sua voz enquanto cidadão europeu: diga nos o que é importante para si e de que forma é possível melhorar a situação atual.

Faça-se ouvir e ajude a perceber o que é que a UE pode fazer para facilitar a sua vida no dia-a-dia

Participe nesta consulta que, até 7 de dezembro de 2015, no seguinte endereço: http://bit.ly/1jOybtd

As respostas recebidas irão ter influência no relatório sobre a cidadania na UE de 2016, que será apresentado a 9 de maio do próximo ano.