Posted in Destaque, Notícias
3 de Fevereiro de 2020

Concurso «Reinventar a moda»

Estão oficialmente abertas as candidaturas para o Concurso Europeu de Inovação Social 2020! Subordinado ao tema «Reinventar a moda: mudar comportamentos para uma moda sustentável», o concurso deste ano procura projetos e ideias em fase de arranque que irão alterar as nossas formas de produzir, comprar, utilizar e reciclar a moda, avançando no sentido de uma maior sustentabilidade global e da alteração dos comportamentos dos consumidores a nível local, nacional e europeu.

Lançado em memória do pioneiro da inovação social Diogo Vasconcelos(link is external), o Concurso Europeu de Inovação Social é um desafio lançado pela Comissão Europeia em todos os Estados-Membros da UE e nos países associados do programa Horizonte 2020.

Atualmente no seu 8.º ano, o concurso é já uma referência para os inovadores sociais na Europa, utilizando uma metodologia comprovada para apoiar ideias em fase de arranque e facilitar uma rede de inovadores radicais que trabalham em prol de uma sociedade melhor. Todos os anos, o concurso aborda uma temática diferente com relevância para a Europa.

O Concurso Europeu de Inovação Social 2020 procura apoiar ideias e projetos inovadores que visam reduzir a pegada ambiental global e melhorar o impacto societal da moda, ajudar a torná-la mais acessível e justa e contribuir para alterar os comportamentos de forma sustentável.

As soluções devem visar claramente a obtenção de impacto, a procura da sustentabilidade e ser redimensionáveis ou replicáveis após o concurso – a nível local, nacional ou europeu.

A cronologia do concurso será a seguinte:

  • 30 de janeiro de 2020: abertura das inscrições
  • 12 de fevereiro de 2020: evento de lançamento em Valência, Espanha
  • 4 de março de 2020 (12 horas CET, 11 horas em Lisboa): prazo para apresentação de candidaturas
  • Início de julho de 2020: Academia Europeia de Inovação Social, Amesterdão, Países Baixos
  • Outono de 2020: Cerimónia de entrega de prémios

O concurso está aberto a participantes de todos os Estados-Membros da UE e dos países associados do programa Horizonte 2020 até à data-limite para a apresentação das candidaturas: 12:00 CET (hora da Europa Central) de quarta-feira, 4 de março. Haverá um evento de lançamento em Valência, Espanha, em 12 de fevereiro, e uma série de webinars pós-lançamento com peritos de toda a Europa.

Em julho, em Amesterdão, Países Baixos, trinta semifinalistas serão convidados para uma academia de formação presencial, onde receberão mentoria e apoio para desenvolverem as suas ideias em preparação para a segunda ronda de avaliação.

Os juízes identificarão 10 finalistas e selecionarão os três vencedores. Numa cerimónia de entrega de prémios, a decorrer no outono, os vencedores serão anunciados e ser-lhes-á atribuído um prémio de 50 000 euros a cada um.

Mais informações:

European Social Innovation Competition

Reimagine Fashion