Posted in Destaque
18 de Outubro de 2018

Concurso Escolar #aminhavoznaUE

De 23 a 26 de maio de 2019, os cidadãos da União Europeia vão às urnas para eleger os seus representantes no Parlamento Europeu (PE) e para ajudar a decidir quem vai liderar a Comissão Europeia.

O Europe Direct Madeira entende que numa região ultraperiférica europeia como a nossa, faz todo o sentido reforçar a mensagem de participação nas eleições europeias 2019. Nesse sentido, propõe-se a desenvolver a iniciativa #aminhavoznaUE, com a parceria da Deputada ao Parlamento Europeu Cláudia Monteiro de Aguiar, a Secretaria Regional de Educação.

A iniciativa, sob forma de Concurso, convida as escolas da RAM com ensino secundário (regular e profissional) a participar no mesmo, com a indicação de uma equipa que deverá ser formada por 5 elementos (4 estudantes de 12º ano e um professor que assumirá a função de orientador/coordenador).

O concurso visa acima de tudo, informar e capacitar os jovens, promovendo o debate e a partilha de ideias, com vista à participação nas eleições europeias, que como todos tão bem sabemos, serão absolutamente essenciais para o futuro do projeto europeu e para o nosso futuro enquanto cidadãos da União Europeia.

A inscrição da equipa participante deverá ser formalizada, obrigatoriamente, até o dia 24 de outubro do corrente ano lectivo, através do preenchimento do seguinte formulário.

O concurso integra a realização de dois projetos:

Projeto 1 – Organização da Sessão Informativa “Roteiro das Eleições”, nos estabelecimentos de ensino das equipas participantes, tendo como público-alvo os estudantes de 12º ano, que estarão potencialmente em condições de participar nas eleições europeias de 2019. O objetivo da sessão passará por informar os jovens, de forma sumária e objetiva, acerca de conteúdos relevantes sobre o Parlamento Europeu e o impacto da sua ação no dia-a-dia dos cidadãos para que, devidamente esclarecidos, possam em plena consciência assumir o ato cívico de participação nas eleições europeias 2019.

Projeto 2 – Com base num dos temas europeus que serão sorteados pela Organização, as equipas participantes terão que preparar uma apresentação de 5 a 10 minutos, com recurso obrigatório a um suporte digital (vídeo, entrevista, apresentação multimédia, etc.), onde demonstrem a importância do Parlamento Europeu no dia-a-dia dos cidadãos. A equipa deverá igualmente propor medidas concretas sobre o trabalho que poderá ser realizado pelos Eurodeputados/Parlamento Europeu para aproximar os jovens (e os cidadãos em geral) do projeto europeu, no que concerne ao tema que foi trabalhado pela equipa. A apresentação será efetuada perante um júri que fará a sua avaliação, de acordo com os critérios que se encontram definidos no regulamento específico do Concurso.

As três (3) equipas vencedoras do concurso irão visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica)!

Consulte abaixo o Cronograma do Concurso:

01 a 04 de outubro – Convite à participação no projeto às escolas da RAM com ensino secundário;

24 de outubro – Data limite para inscrição das equipas representantes das escolas participantes;

31 de outubro – Apresentação pública do projeto #aminhavoznaUE, com a presença de todos os estudantes inscritos no concurso acompanhados dos respetivos docentes (coordenadores). Neste evento terá lugar a atribuição da T-shirt oficial do evento e o sorteio dos temas a serem posteriormente trabalhados por cada uma das equipas;

12 a 30 de novembro – “Roteiro das Eleições”: organização de uma sessão informativa que deverá ser planificada em cada uma das escolas pela respetiva equipa participante;

01 fevereiro – Apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos pelas equipas participantes (em local a definir), perante um júri que no próprio evento anunciará as três equipas melhores classificadas.

Para mais informações consulte o REGULAMENTO do Concurso!