Posted in Destaque, Notícias
3 de Dezembro de 2020

Comissária europeia Ylva Johansson em Lisboa

A comissária europeia dos Assuntos Internos, Ylva Johansson, chega a Lisboa esta quinta-feira, dia 3 de dezembro, para se encontrar com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. No encontro, participam também o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

O encontro visa preparar a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (#PPEU2021 #Europa2021), que decorre no primeiro semestre de 2021, e aprofundar formas de cooperação para avançar as negociações do Novo Pacto sobre a Migração e o Asilo, bem como a dimensão externa e as formas de trabalhar com parceiros da União.

A reunião abordará o papel da Presidência Portuguesa em temas como segurança interna, proteção de fronteiras externas, contra-terrorismo e as propostas a adotar em breve sobre a Europol e infraestruturas críticas. Finalmente, a conversa incidirá ainda sobre a reforma em curso da zona Schengen. Este processo começou com o primeiro Fórum Schengen, que teve a lugar a 30 de novembro de 2020, e continua durante a primeira metade de 2021, com uma proposta de reforma prevista para meados do próximo ano.

#PPEU2021 #Europa2021

Contactos para a imprensa: