0
Posted in União Europeia
26 de Setembro de 2013

Comissão lança «Abrir ao Mundo os Sistemas de Educação»

A Comissão Europeia apresentou o novo site «Abrir ao Mundo os Sistemas de Educação», um plano de ação para dar resposta aos problemas digitais que impedem as escolas e as universidades de proporcionar um ensino de elevada qualidade e as competências digitais que 90% dos empregos exigirão até 2020.

O objetivo do sítio Web, Open Education Europa, («Abrir ao Mundo os Sistemas de Educação») é o de permitir aos estudantes, profissionais e estabelecimentos de ensino partilhar recursos educativos abertos de utilização livre.

Entre 50% e 80% dos estudantes dos países da UE nunca utilizaram manuais digitais, software de exercícios, emissões de tv/podcasts, simulações ou jogos didáticos. A maior parte dos professores do ensino básico e secundário não se considera «digitalmente confiante» ou com capacidade para ensinar competências digitais com eficácia e 70% gostariam de receber mais formação para a utilização das TIC. Os estudantes da Letónia, da Lituânia e da República Checa são os que têm maiores probabilidades de ter acesso à Internet na escola (mais de 90%), o dobro dos da Grécia e da Croácia (cerca de 45%).

O ensino superior também enfrenta um desafio digital: com o aumento significativo do número de estudantes da UE na próxima década, as universidades têm de adaptar os métodos de ensino tradicionais e oferecer uma combinação de possibilidades de aprendizagem presencial e em linha, tais como os MOOC (Massive Open Online Courses ‑ cursos abertos em linha), que permitem o acesso ao ensino em qualquer lugar, em qualquer momento e através de diferentes dispositivos. Mas muitas universidades não estão prontas para esta mudança.

Para saber mais: http://www.openeducationeuropa.eu/pt/home_new

Comments & Reviews