0
Posted in Notícias
3 de Julho de 2013

Comissão investe 281,4 milhões de euros em novos projetos relativos ao ambiente e ao clima

A Comissão Europeia aprovou o financiamento de 248 novos projetos ao abrigo do programa LIFE+, o fundo da União Europeia para o ambiente. Os projetos abrangem ações nos domínios da conservação da natureza, das alterações climáticas, da política ambiental e da informação e comunicação sobre as questões ambientais em todos os Estados-Membros. Em conjunto, representam um investimento total de 556,4 milhões de euros, dos quais 281,4 milhões serão atribuídos pela União Europeia.

A Comissão recebeu 1 159 candidaturas, em resposta ao seu último convite à apresentação de propostas, que terminou em setembro de 2012.

No âmbito do projeto LIFE+ Natureza, foram aprovados em Portugal 5 projectos no valor de 8,7 milhões, dois dos quais aplicados na Região Autónoma da Madeira:

Life Fura-bardos (SPEA): Este projeto incide na conservação do gavião da Macaronésia e do seu habitat privilegiado, a laurissilva macaronésica da Madeira, com o objetivo de prevenir a perda de biodiversidade;

LIFE RECOVER NATURA (Serviço do Parque Natural da Madeira): O objetivo deste projeto consiste em garantir que os ecossistemas dos sítios da rede Natura 2000 «Ponta de São Lourenço» e «Ilhas Desertas» (Deserta Grande e Ilhéu Chão) atingem um estado de conservação «favorável». Este objetivo será alcançado mediante a criação das condições para a recuperação dos habitats e espécies presentes nestes sítios, nomeadamente por meio da erradicação e do controlo de flora e fauna invasivas introduzidas.

O LIFE+, instrumento financeiro da União Europeia para o ambiente, tem um orçamento total de 2 143 milhões de euros para o período 2007-2013. A Comissão lança anualmente um convite à apresentação de propostas de projetos LIFE+.

Mais informações sobre os projetos LIFE +: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-13-643_pt.htm

Para consultar o resumo de todos os novos projetos financiados no âmbito do programa LIFE+, discriminados por país: MEMO/13/638 (e anexo com a tradução dos projetos portugueses).

Para informações sobre o LIFE+ e elementos dos «20 anos do LIFE», consultar:  http://ec.europa.eu/life

Também podem ser contactadas as autoridades nacionais competentes:

http://ec.europa.eu/environment/life/contact/nationalcontact/index.htm

Comments & Reviews