0
Posted in União Europeia
23 de Junho de 2014

Comissão interroga cidadãos sobre a água potável europeia

A Comissão Europeia lançou hoje uma consulta pública sobre a política da água potável da UE, a fim de averiguar aonde seria possível efetuar melhorias. A consulta é uma resposta concreta à iniciativa Right2Water, a primeira iniciativa de cidadania europeia bem sucedida.

O processo de consulta deverá proporcionar uma melhor compreensão dos cidadãos e dos pontos de vista das partes interessadas sobre a necessidade e o possível leque de ações que poderão ser levadas a cabo para melhorar o abastecimento de água potável de alta qualidade. As questões abrangem áreas como o atual nível de qualidade da água potável, as principais ameaças à água potável, as necessidades de informação dos cidadãos e as eventuais ações adicionais que se poderá tomar a nível da UE.

A consulta, que está disponível aqui, decorre até 15 de setembro de 2014. Os resultados contribuirão para um processo de reflexão sobre a questão de saber se será necessário introduzir melhorias na Diretiva «Água potável» da UE.

Para além da consulta, a Comissão irá também lançar em breve um diálogo estruturado entre as partes interessadas para avaliar a situação da transparência no setor da água. Esta é outra ação de seguimento da iniciativa de cidadania europeia. Serão disponibilizadas mais informações no seguinte endereço: http://ec.europa.eu/citizens-initiative/public/initiatives/finalised/answered.

Para mais informações: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-710_pt.htm

Comments & Reviews