Posted in Notícias
12 de Agosto de 2019

Comissão Europeia associa-se à celebração do Dia Internacional da Juventude

A Comissão Europeia associou-se à celebração do Dia Internacional da Juventude deste ano, cujo tema, «Transformar a educação», salienta os esforços para tornar a educação mais inclusiva e acessível para todos os jovens.

Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou pela primeira vez o dia 12 de agosto como Dia Internacional da Juventude, para comemorar anualmente o papel dos jovens enquanto agentes cruciais de mudança e chamar a atenção para os desafios e os problemas que a juventude mundial enfrenta. O tema deste ano, «Transformar a educação», destaca o empenho em prol de uma educação mais inclusiva e acessível para todos os jovens, incluindo os esforços envidados por eles próprios.

A UE apoia a cooperação entre os Estados-Membros no domínio da educação, no sentido de facilitarem a mobilidade dos jovens, e a aquisição de experiência e a partilha de conhecimentos pelos professores, trabalhando em toda a Europa. Em 2017, a UE investiu um montante recorde de 2,8 mil milhões de EUR no programa Erasmus+, em que participaram mais de 3,7 milhões de pessoas desde 2014.

A Comissão propõe que seja concedida uma maior prioridade aos jovens no próximo orçamento de longo prazo da UE para o período de 2021-2027, mediante o seu plano de duplicar o orçamento do programa Erasmus+ para 30 milhões de euros.

O Erasmus+ está aberto à participação de um elevado número de pessoas e organizações, embora os critérios de elegibilidade variem de ação para ação e de país para país. Os países (Estados-Membros da UE e países terceiros) que podem participar são divididos em países do programa (participam plenamente em todas as ações do programa Erasmus+) e em países parceiros (participam em certas ações do programa, sob reserva de critérios ou condições específicos). Está disponível em linha uma lista de todos os países e o Guia do programa Erasmus+, que contém informações mais pormenorizadas sobre os países elegíveis.

Mais informações

Programa Erasmus+

DiscoverEU

Corpo Europeu de Solidariedade

Estratégia da UE para a Juventude

Espaço Europeu da Educação

Mercado único digital

Aliança África-Europa

Iniciativa «Youth Plug‑in» da União Africana e da UE

Embaixadores para a Paz do fórum mundial «One Young World»

Programa de jovens líderes