Comissão Europeia anuncia resultados do instrumento da UE a favor das PME

A Comissão Europeia anunciou os primeiros resultados do seu novo instrumento a favor das PME, lançado no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, e que dispõe de uma verba de 3 mil milhões de euros para ajudar as pequenas empresas inovadoras a transformarem as suas ideias em produtos comercializáveis.

No total, 155 PME de 21 países (Estados-Membros da UE ou países associados ao Horizonte 2020) irão receber, cada uma, 50 000 euros para financiarem estudos de viabilidade com vista ao desenvolvimento da sua estratégia de inovação. Além disso, as PME podem beneficiar de até três dias de orientação empresarial (coaching).

O instrumento a favor das PME é um elemento essencial do financiamento disponível para as pequenas empresas no âmbito do Horizonte 2020. Dispondo de cerca de 3 mil milhões de euros para atribuir ao longo de sete anos, o instrumento oferece subvenções rápidas e simples para estudos de viabilidade sobre as inovações das empresas (fase 1) e para projetos de demonstração (fase 2). Os conceitos que já estejam maduros para investimento podem além disso beneficiar de consultoria em matéria de desenvolvimento empresarial e de outros serviços de apoio (fase 3).

Através do instrumento a favor das PME, a União Europeia pretende financiar as pequenas empresas mais inovadoras, com um potencial de crescimento elevado. O processo de candidatura é fácil, mas apenas os melhores projetos poderão esperar financiamento. Os temas elegíveis estão definidos no programa de trabalho do Horizonte 2020 sobre «Inovação nas PME».

As candidaturas podem ser apresentadas em qualquer altura, mas são avaliadas quatro vezes por ano. Os resultados de hoje dizem respeito às candidaturas recebidas até à data da primeira triagem para subvenções da fase 1, em 18 de junho de 2014. As próximas datas para a avaliação são 24 de setembro de 2014 para a fase 1 e 9 de outubro para a fase 2.

Para mais informações: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-876_pt.htm

You may also like...

Deixe uma resposta