0
9 de Julho de 2013

Comissão concede apoio financeiro a 18 iniciativas de mobilidade sustentável

No âmbito da sua campanha trienal «Do The Right Mix» destinada a promover a mobilidade urbana sustentável, a Comissão Europeia divulgou a lista de 18 novas ações que irão beneficiar de apoio financeiro. Cada ação receberá um montante máximo de EUR 7000  que poderão ser utilizados para reforçar as atividades de promoção da mobilidade urbana sustentável, tais como formação em matéria de ciclismo, a utilização partilhada do automóvel e atividades lúdicas para crianças, entre outras.

Desde o lançamento da campanha em 2012, foram registadas no sítio Web central, www.dotherightmix.eu, cerca de 380 ações de mobilidade urbana sustentável. As ações em curso e as ações futuras constam do inovador Mobility Map, que dá visibilidade aos ativistas à escala europeia.

Entre as 18 ações escolhidas encontra-se a iniciativa portuguesa Sexta de Bicicleta” promovida pela Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, que convida todos os portugueses a assumirem voluntariamente o desafio de tentarem usar a bicicleta como meio de transporte às sextas feiras, durante todo o ano de 2013.

A campanha da Comissão Europeia para a mobilidade urbana sustentável está associada à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre todos os anos de 16 a 22 de setembro e culmina com o dia «Na cidade sem o meu carro!». A campanha é financiada através do Programa Energia Inteligente — Europa – o programa da UE de apoio a ações não tecnológicas no domínio da eficiência energética e das fontes de energia renováveis.

Mais informações:

Sobre a iniciativa “Sexta de Bicicleta”: http://sextadebicicleta.mubi.pt/

Lista completa dos vencedores da campanha «Do The Right Mix»

«Do The Right Mix» no Twitter e no Facebook

Comments & Reviews