0
Posted in União Europeia
5 de Fevereiro de 2014

Comissão apresenta primeiro Relatório Anticorrupção da UE

A corrupção continua a ser um problema na Europa. Afeta todos os Estados-Membros da UE e custa à economia europeia cerca de 120 mil milhões de euros por ano. Os Estados-Membros tomaram muitas iniciativas nos últimos anos, mas os resultados são desiguais e é preciso fazer mais para prevenir e punir a corrupção. Estas são algumas das conclusões do primeiro Relatório Anticorrupção da UE publicado hoje pela Comissão Europeia.

Nele se expõe a situação de cada Estado-Membro: quais as medidas anticorrupção em vigor, quais as que dão bons resultados, o que pode ser melhorado e como. Os capítulos por país em inglês e nas línguas nacionais estão disponíveis em: http://ec.europa.eu/anti-corruption-report

O relatório revela que tanto a natureza como o nível de corrupção, assim como a eficácia das medidas tomadas para a combater, variam consoante o Estado-Membro. Mostra igualmente que a corrupção carece de maior atenção em todos os Estados-Membros.

Os resultados de um inquérito Eurobarómetro sobre as atitudes dos europeus face à corrupção publicado hoje também confirmam estas conclusões. O inquérito revela que três quartos dos europeus (76 %) consideram que a corrupção é um fenómeno generalizado e mais de metade (56 %) pensam que o nível de corrupção no seu país aumentou nos últimos três anos. Um em cada doze europeus (8 %) afirma ter tido experiência ou assistido a um caso de corrupção no último ano. Os resultados do Eurobarómetro podem ser consultados aqui.

Para mais informações: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-86_pt.htm

Comments & Reviews