0
Posted in União Europeia
21 de Fevereiro de 2014

Comissão apresenta nova estratégia europeia para promover o turismo costeiro e marítimo

A Comissão Europeia apresentou uma nova estratégia destinada a apoiar o turismo costeiro e marítimo na Europa. Reconhecendo o potencial do setor para promover o crescimento sustentável e a criação de empregos, a estratégia prevê 14 ações da UE para ajudar as regiões costeiras e as empresas a responderem aos desafios que enfrentam e a reforçarem a posição do setor enquanto motor fundamental da economia azul na Europa.

Estas ações concretas são acompanhadas de um elenco de medidas que os Estados-Membros, as regiões e as partes interessadas deste setor podem levar a cabo para complementar as ações da UE.

As ações propostas incluem a promoção de uma cooperação e de um diálogo mais estreitos em toda a Europa entre todas as partes interessadas do setor do turismo costeiro, a facilitação das parcerias entre os setores público e privado, a promoção das competências e da inovação, a promoção do ecoturismo e a criação de um guia das possibilidades de financiamento, para ajudar a mobilizar o investimento. Os Estados‑Membros, as autoridades regionais e as empresas do setor terão um papel central na conceção e na execução das ações.

Apesar do seu potencial incontestável, o setor enfrenta vários desafios a que a estratégia procura dar resposta, nomeadamente a falta de dados e, por conseguinte, o desconhecimento de muitos aspetos do setor, a volatilidade da procura, a elevada sazonalidade, a falta de competências adequadas e de inovação, assim como as dificuldades de acesso ao financiamento.

As ações previstas na estratégia hoje divulgada têm como preocupação central ajudar o setor a ultrapassar estes obstáculos e criar um ambiente convidativo ao investimento. Ao mesmo tempo, a estratégia tornará as atividades do setor sustentáveis, preservará o património natural e cultural, permitirá colher benefícios ambientais e económicos significativos e ajudará o setor a tornar-se mais competitivo a nível mundial.

Para mais informações: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-171_pt.htm

Comments & Reviews