Posted in Notícias
2 de Março de 2015

CIED Madeira promove “Café Europa” no Museu de Imprensa da Madeira

O Centro de Informação Europe Direct Madeira com a colaboração da Casa do Povo de Câmara de Lobos irá dinamizar, no âmbito da iniciativa “Uma Nova Narrativa para a Europa”, um “Café Europa” no próximo dia 12 de Março pelas 15.00 horas, no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, destinado aos alunos das Universidades Séniores de Câmara de Lobos, Gaula, Camacha e Santa Maria Maior (Funchal).

Trata-se de um projeto de âmbito nacional, que tem como promotor a Comissão Europeia e que visa o envolvimento e a participação dos cidadãos em torno da reflexão, do debate e a proposição de ideias que alimentem uma nova narrativa para a Europa.

Esta sessão seguirá a metodologia “World Café” o que significa que serão criados grupos de trabalho para promoção de reflexões conjuntas e partilha de ideias em torno do tema “Nova(s) Narrativa(s) para a Europa: ser europeu num território ultraperiférico”.

Numa Europa de contrastes, com inúmeros desafios para o futuro, o que significa verdadeiramente ser europeu? E que papel poderão ter as Regiões Ultraperiféricas na edificação do projeto europeu? Estas e outras questões ligadas à insularidade/ultraperiferia serão então temas obrigatórios no desenvolvimento deste “Café Europa”.

 

PROGRAMA DO EVENTO

15h00 – Receção dos grupos de trabalhos

15h15 – Apresentação do projecto tema de debate

15h30 – 1º Debate em grupos (30min)

16h00 – 16h15 Pausa para café

16h15 – 2º Debate em grupos

16h45 – Conclusões das mesas (15 min)

17h00 – Debate Final e registo das conclusões do Café Europa (30 min)

17h30 – Encerramento

Cartaz do evento

Para mais informações sobre esta iniciativa consulte: http://www.pensareuropa.eu/