Posted in Atividades, Notícias
14 de Fevereiro de 2020

CIED Madeira participa no “Enamore-se pela Europa”

No dia 13 e 14 de Fevereiro o CIED Madeira participou nas celebrações do “Enamore-se pela Europa!” uma atividade promovida pelo Clube Europeu da Escola Secundária Jaime Moniz.

No dia 13 foi promovido um debate para 30 alunos do 12ºano, no âmbito do Projeto Educação 4.0, com a orientação das docentes Alzira Mendes e Andreia Almeida, onde o tema da Europa foi abordado com o contributo do Europe Direct Madeira, através do seu coordenador, Marco Teles e também da jornalista Ana Luísa Correia. Os alunos manifestaram-se muito interessados e participativos tendo o diálogo enveredado para assuntos suscitados pelos mesmos.

No dia 14, na parte da manhã, o Europe Direct Madeira promoveu uma sessão de informação para 28 alunos do 11ºano, onde se explicou o que faz o Europe Direct Madeira, a importância da UE, a Campanha #EUandME, o Corpo Europeu de Solidariedade, o Erasmus+, o Pacto Ecológico Europeu, o Galileo e os Direitos do Consumidor. Contamos também, com a intervenção da Diretora da escola – Ana Isabel Freitas e com uma mensagem-vídeo da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal – Sofia Colares Alves dirigida aos estudantes do Liceu Jaime Moniz. À tarde, promovemos uma visita de estudo com a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários), onde com a preciosa colaboração do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR, IP-RAM), fomos visitar dois 2 projectos financiados pela União Europeia: a ETAR de Câmara de Lobos (programa SEUR) e a Estação de Biologia Marinha (programa MAC 14-20). Entre as visitas, ainda houve tempo para uma sessão de esclarecimento sobre o papel do IDR, IP-RAM, enquanto Autoridade de Gestão responsável por aplicar e gerir com eficiência o Programa Operacional Madeira 14-20 e outros Fundos da União Europeia na Região.

Mais fotos disponíveis aqui.