CIED Madeira celebra o “Dia da Europa”

No dia 09 de maio, celebrou-se mais um “Dia da Europa”, uma data fundamental para a União Europeia que assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

Este ano o Europe Direct Madeira, quis celebrar esta efeméride de uma forma diferente, marcando presença em alguns programas meios de comunicação social.

O dia começou com a participação no programa diário “Hora 10” da rádio Antena 1 Madeira, onde o CIED Madeira em colaboração com Ana Rita Barros, formadora do Centro de Informação Jacques Delors, refletiram sobre o presente e o futuro da União Europa. Oiça aqui o programa.

À tarde, o Europe Direct Madeira marcou presença no programa “Avenida do Mar” da rádio Jornal da Madeira – 88.8fm, onde abordou temas da atualidade europeia e alguns desafios para o futuro.

O dia terminou com uma participação no Talkshow diário da RTP Madeira, ” Madeira Viva”, que aborda questões de interesse público. Veja aqui, a participação do CIED Madeira a partir do minuto 35:50.

Na imprensa escrita foi ainda publicado um artigo de opinião no semanário “Tribuna da Madeira” que pode ser consultado aqui.

You may also like...