Comemorações do DIA DA EUROPA 2013!

Celebrámos no dia 09 de maio, o “Dia da Europa”. Trata-se de uma data que assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”, apresentada em 1950 pelo então ministro francês dos Negócios Estrangeiros Robert Schuman,  na qual se propunha a criação de uma Europa organizada através de uma nova cooperação política, um requisito indispensável para a paz nos países europeus.

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial do projeto europeu, e o começo do que é hoje a União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo decidiram na Cimeira de Milão de 1985, consagrar o dia 9 de maio como o “Dia da Europa”. Atualmente, este dia é tido como uma referência para a identidade Europeia o que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única, exprime simbolicamente o ideal do projeto europeu.

O Centro de Informação Europe Direct Madeira (CIED Madeira) juntou-se às comemorações desta data tão importante para a União Europeia, promovendo um conjunto diversificado de iniciativas.

A primeira teve lugar no dia 08 de maio na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco com a realização da Palestra “A União Europeia, que futuro?”, que se centrou nas possibilidades de acesso à informação por parte dos cidadãos e a importância da cidadania ativa para o projeto europeu. As questões económicas e o novo quadro comunitário de apoio 2014-20 também não foram esquecidas. O evento, exclusivamente dirigido aos alunos do Secundário, teve como oradores o coordenador do CIED Madeira e uma especialista da rede Team Europe Madeira.

Neste mesmo dia, o CIED Madeira foi convidado a estar presente no programa de rádio da Antena 1 Madeira “Teia de Saberes” juntamente com a rede Team Europe Madeira para falar sobre as oportunidades e desafios que se colocam atualmente à União Europeia.

Já no 09 de maio, Dia da Europa, o CIED Madeira esteve presente na Escola Básica e Secundária do Carmo em Câmara de Lobos para juntamente com o antigo Eurodeputado Sérgio Marques falar com cerca de 65 alunos do ensino secundário sobre o passado e futuro da União Europeia.

No dia 15 de maio o Europe Direct Madeira visitou a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, no âmbito das comemorações do DIA DA EUROPA, promovidas pelo Grupo de Geografia. “A Europa dos Cidadãos” foi o tema das palestras dirigidas aos alunos do 3º ciclo e Secundário,  onde se destacou a importância de uma cidadania ativa que passa pelo conhecimento dos direitos fundamentais enquanto cidadãos europeus.

Aceda ao álbum completo destas iniciativas em: https://www.flickr.com/photos/europedirectmadeira/sets/72157637269719275/

Deixe uma resposta