Celebrações do Dia da Europa 2015

Celebrámos no dia 09 de maio o “Dia da Europa”, uma data que assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”, apresentada em 1950 pelo então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman que propunha a criação de uma Europa organizada através de uma nova cooperação política, um requisito indispensável para a paz nos países europeus.

O Centro de Informação Europe Direct Madeira (CIED Madeira) juntou-se às comemorações desta data tão importante para a União Europeia, promovendo ao longo do mês de maio várias iniciativas.

Inserido no projeto “A Europa vai à TUA Escola”, foram desenvolvidas sessões de informação sobre as temáticas europeias, em diversos estabelecimentos escolares, cobrindo os diferentes ciclos de ensino. O destaque foi para as escolas do Porto Santo, onde durante dois dias foram efetuadas ações informativas, complementadas com a oferta de materiais didácticos adequados às idades dos alunos que participaram nas referidas sessões.

Paralelamente a este projecto, estreou-se igualmente o programa de rádio semanal “Nós…a Europa”, na Antena 1 Madeira, numa parceria entre o Europe Direct Madeira e a rede Team Europa, que será emitido todas sextas-feiras pelas 16h15.

No dia da Europa (sábado), e à semelhança do que foi realizado nas principais instituições europeias, o Centro Europe Direct Madeira promoveu um “Open day”, onde a população em geral foi convidada a visitar o Centro, situado no edifício da Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

Aceda abaixo aos registos fotográficos dos diferentes eventos:

You may also like...