Bem-vinda Croácia!

A Croácia tornar-se hoje oficialmente o 28º Estado-Membro da União Europeia (UE), após vários anos de negociações entre as partes.

É com o reconhecimento da República da Croácia, por parte da comunidade internaci-onal a 15 de janeiro 1992, que se dá o início das relações entre a Croácia e a UE, cujo pedido de adesão foi solicitado em 2003.

Para se tornar membro da UE, o país tomou medidas importantes para fortalecer a de-mocracia, o Estado de direito, os direitos humanos e a proteção das minorias.
Após implementar todas as reformas neces-sárias de forma a estar em sintonia com as leis e as normas da UE, a Croácia torna-se assim, o segundo país formado a partir do território da ex-Jugoslávia a pertencer à UE, depois da Eslovénia em 2004.

Caracterização do país:

A República da Croácia (Republika Hrvatska, em croata) é um país independente localiza-do a sudeste da Europa, nos Balcãs Ociden-tais, estendendo-se em forma de um arco desde as margens do Danúbio a leste até à baía de Kotor no Mar Adriático a sul. Faz fronteira com a Eslovénia, a noroeste, a Hungria, a norte, a Sérvia, a leste, e a Bósnia-Herzegovina, a sul.
O país tem uma superfície de 56 542 km2, sendo o litoral bastante recortado, com pe-nínsulas, baías e cerca de 1244 ilhas (50 delas habitadas).
A Croácia possui 4,4 milhões de habitantes, sendo a grande maioria da população de et-nia croata (90,4%). Constituem grupos mino-ritários os sérvios (4,4 %) e “outros” (5,2%) constituído por bósnios, eslovenos, húngaros, tchecos, italianos e albaneses. A língua oficial é o croata e a moeda local é o kuna (HRK).
Com 792 875 habitantes (2011), a capital e maior cidade é Zagreb, o centro económico, cultural e académico do país.
A Croácia formou, juntamente com a atual Bósnia-Herzegovina, o Montenegro, a Sérvia e a Eslovénia a República Federal Socialista da Jugoslávia entre os anos de 1945 e 1991.
A 15 de Janeiro de 1992, a Croácia é reconhe-cida pelos membros da Comunidade Econó-mica Europeia e as Nações Unidas. A guerra terminou efetivamente em 1995, com uma vitória decisiva pela Croácia em agosto de 1995.

CRONOGRAMA da estreita cooperação entre a Croácia e a UE

2001 – Croácia e a UE assinam o Acordo de Estabilização e de Associação (AEA) para iniciar uma cooperação económica e política mais próxima.
2003 – Pedido de adesão é submetido.
2004 – A Croácia recebe oficialmente o estatuto de candidato e o Conselho Europeu estabe-lece a data para o inicio das negociações.
2005 – Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia confirma a cooperação da Croá-cia. As negociações de adesão são lançadas no mesmo dia.
2011 – As negociações de adesão terminam formalmente no dia 30 de junho.
2011 – A Croácia e os 27 Estados-Membros da União Europeia assinam o Tratado de Adesão à UE.
2013 – Croácia junta-se à UE a 1 de Julho.

Para mais informações:

http://www.croatia-in-the-eu.eu/pt
http://ec.europa.eu/enlargement/

You may also like...

Deixe uma resposta